segunda-feira, 16 de junho de 2008

ACORDA MENINA!!!

Gente... o sol tah lindo!
horas depis...
Gente... a lua tah linda!
hauhalhuha
Apresentação de seminários
Meu grupo (Francielle, Débora, Pollyana, Júlia e Adriana).
Falamos sobre a reportagem da revista: Nova Escola junho/julho 2008
com Yves De La Taille no quadro Fala, Mestre! : "Nossos alunos precisam de
princípios, e não só de regras." http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0213/aberto/mt_281254.shtml
Segue parte escrita da apresentaçao:


Nossos alunos precisam de princípios, e não só de regras.

Para o psicólogo, a escola deve investir em formação ética no convívio entre alunos, professores e funcionários para vencer a indisciplina.

O comportamento sem limite das crianças, adolescentes e jovens está cada vez mais preocupante.
Com essa problemática os professores estão cada vez mais retraídos a tal comportamento e questionam se a moral e a ética são deveres da escola, em ensinar os alunos.
Co-autor dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) sobre Temas Transversais, La Taille concedeu à Nova Escola uma entrevista que pudesse explicar a raiz da indisciplina dos alunos.
A ética pode ser aplicada nos alunos, a partir da convivência diária nas relações de professores e alunos, ou seja, antes de se aplicar à ética é necessário que a escola tenha princípios éticos e os exerça. As aplicações de um comportamento ético e moral podem ser apresentadas em qualquer série desde a série inicial e se estender por toda trajetória do aluno. La Taille ressalta que não é solucionável aula específica de transversalidade, mas que esse tema transversal seja aplicado dentro de qualquer outra aula. Para que não exista uma aula de autoritarismo e cumprimentos de ordens, é importante que seja feito um “trato” com os alunos, por exemplo:
O aluno leva o celular para sala de aula, que é expressamente proibido, e é punido por ter levado o celular. La Taille concorda que o procedimento deveria ser outro; o celular só poderia ser utilizado em caso de urgência, para não atrapalhar o aproveitamento da aula.
Diante desse acordo será possível agregar valores a esses alunos.
Ao fazer um combinado é necessário cumpri-lo de forma que o professor não perca sua autoridade sobre os alunos em sala.
Não podemos dizer que disciplina é um problema moral, por ser possível vê-lo por alguns ângulos.
Verifica-se que, mesmo com a criação dos Temas Transversais ele é pouco implementado. É preciso um envolvimento por parte do governo.
Os PCN’s, o qual os Temas Transversais está inserido, foi criado no governo FHC. Quando acabou o período de governo desse presidente, o parâmetro foi deixado de lado, vegetando no Ministério da Educação e que para dar continuidade a esse processo, o programa Parâmetros em Ação, foi abandonado. Ele seria a peça chave para a realização dos PCN’s que ainda são teóricos.


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A medida que entregássemos as provas individuais, a Ana Carolina entregava as provas para cada trio (Júlia, Francielle e Natália). Foi uma prova legal de fazer.

Um pouquinho difícil mas... foi beleza!

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